Voando Azul Linhas Aéreas

E lá estávamos nós, para cobrir mais um voo inaugural, trata-se do voo cargueiro da Turkish Cargo que iniciou suas operações regulares no Aeroporto Internacional de Guarulhos-SP.

A Azul linhas Aéreas, opera no Rio de Janeiro em 4 aeroportos com voos regulares, são eles:

Aeroporto Internacional de Cabo Frio

   Aeroporto de Campos dos Goytacazes

        Aeroporto Internacional Santos Dummont 

           Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão

Com partida de nosso aeroporto base (Galeão), a companhia opera dois destinos, Campinas interior de São Paulo, base da Azul e Belo Horizonte Confins. Ambos os destinos servem como pontes, ou seja, conexões para ligar o Rio de Janeiro a todos os destinos que a Azul opera de modo indireto. Em nosso caso, optamos a fazer Rio de Janeiro (Galeão) com destino a São Paulo (Guarulhos) com escala obrigatória no Aeroporto Internacional Tancredo Neves / Confins em Belo Horizonte.

Nosso embarque foi iniciado as 06h25min da manhã pelo portão B33, localizado no terminal 2. A aeronave pela qual voamos nessa manhã, foi um Embraer 195 com capacidade de 108 a 122 passageiros, no trecho GIG-CNF tivemos 102 PAX a bordo. O prefixo pelo qual voamos foi o PR-AYY, pela qual recebeu uma pintura especial para divulgação do sistema de pacotes turísticos da empresa, a Azul Viagens.

Pintura Azul Viagens

Logo ao adentrar na aeronave fomos recebidos pela tripulação, muito harmoniosa e receptiva, nos ofereceram fones para usufruirmos do excelente sistema de entretenimento a bordo. Pontualidade excepcional, o voo AD2570 decolou no horário previsto, as 07h05min em voo com destino a capital Mineira. 

Em voo, no Embraer 195 não há presença tomadas ou USB instaladas para que os passageiros possam carregar seus celulares, tablets entre outros equipamentos eletrônicos, o que acaba dificultando no cotidiano.O sistema de vídeo é bom, mas poderia ser melhor, sua tela é de pequena dimensão. Um ponto fortíssimo, como diferencial em voar na Azul é o sistema de TV por Satélite (SKY) com uma grande opção de canais ao vivo, tornando um voo muito mais agradável, principalmente para alguns voos um pouco mais longos, acima de uma hora e meia.  

Após 15 minutos da decolagem, os comissários começaram a passar anotando o pedido de acordo com a preferência dos passageiros, oferecendo variados lanches e bebidas. Outro fato bastante interessante principalmente para passageiros de primeira viagem, é a configuração interna das poltronas, sendo 2 de cada lado, melhorando bastante a mobilidade de passageiros que durante o voo precisam se levantar para fazer algo.  

O interior do PR-AYY estava bem conservado, com suas poltronas em couro de tom claro e aconchegante. A acústica da aeronave estava excelente, tornando uma aeronave bastante silenciosa na cabine de passageiros.

Nosso pouso foi as 07h55min em Belo Horizonte, finalizando o primeiro trecho Rio de Janeiro (GIG) - Belo Horizonte (CNF) .

Após chegarmos, tivemos que aguardar um tempo bem significativo para voar nosso próximo trecho, Belo Horizonte (CNF) para São Paulo(GRU).

Nosso embarque começou a ser efetuado as 10h30min pelo portão de número 2. A aeronave que nos aguardava era outro Embraer 195, agora de prefixo PR-AYJ. Embarque finalizado,hora de seguir viagem. 

Nossa decolagem foi as 11h25min pela cabeceira 16 rumo a Guarulhos-SP. Nosso tempo estimado de voo era de 1 hora, porém acabou adiantando 10 minutos.

Pouso em Guarulhos

Nosso desembarque foi efetuado pelo terminal que apenas a Azul e Passaredo utilizam. O terminal 1 é o mais simples dos 3 que existem em Guarulhos.Todos os embarques e desembarques são efetuados de modo remoto, sem a presença das pontes de embarque.