Musal AirShow 2017

 Durante os dias 21 e 22 de Outubro aconteceu no Rio de Janeiro o Musal Air Show, Anteriormente apenas conhecido como Domingo Aéreo. O Evento que já acontece a 31 anos no Museu Aeroespacial localizado na Base Aérea dos Afonsos na Zona norte do Rio, dessa o evento alterou seu nome e programação (antes apenas Domingo, agora o final de semana completo) com intuito de modernizar e atrair mais visitantes a cada nova edição.

A Programação foi dividida do seguinte modo:

Sábado- Abertura dos portões com shows musicais e visitação a algumas aeronaves já estáticas no pátio.

Domingo- Visita a novas aeronaves estáticas como o Mirage 2000, CBA Vector, C-130 Hércules, C-115 Búfalo, AT-26 Xavante e os helicópteros Sea King e H-34 Super Puma e shows aéreos com a presença da Esquadrilha Céu e Esquadrilha da Fumaça (as atrações mais esperadas).

O evento contou também com a participação de duas aeronaves históricas o Boeing A75N1 Stearman e o North American T-6G Texan ( Aeronave a qual a Esquadrilha da Fumaça surgiu na mesmo Campo dos afonsos ).

O evento contou com a presença de mais de 45 mil pessoas no domingo com forte desconfiança sobre o tempo na cidade que registrava chuva para a parte da tarde.

O primeiro a decolar na parte da manha e se apresentar ao publico foi o Boeing Stearman de prefixo PR-PQD, a aeronave Biplano produzido entre os anos 30 e 40 e empregada na FAB de 1940 a 1948 demostrou manobras que levantou o publico no inicio da manha, Logo apos o pouso do Stearman foi a vez de outro motor Radial arrancar suspiros dos espectadores. Nada menos que o lendário T-6G de prefixo PR-TEB da empresa de taxi aéreo Helisul. O North American T6 foi produzido da metade dos anos 30 até o final dos anos 50 sendo amplamente utilizado por diversas forcas aéreas pelo mundo, na FAB teve papel fundamental para o treinamento de novos cadetes e também para o surgimento de algo que hoje nos da muito orgulho, o Esquadrão de demonstração aérea ou como é conhecida atualmente Esquadrilha da fumaça(Que surgiu por coincidência do destino aqui na Base aérea dos Afonsos).

O Comandante Eloy fez uma apresentação espetacular com o veterano T6 que arrancou arrepios do publico e fez lembrar muito o saudoso Coronel Antônio Arthur Braga, Logo apos o termino de sua apresentação foi a vez da chegada da esquadrilha Céu(Baseada aqui no Rio de Janeiro), fizeram uma pequena apresentação antes de seu pouso.

Logo apos aconteceu uma demonstração Simulação de Resgate do 3º/8º GAV a bordo H-34 Super Puma, o Esquadrão falcoes também esteve presente realizando saltos sobre o publico.

A Grande atração chegou um pouco antes do fim da manha e levou arrepio ao publico em sua chegada acompanhada do esquadrão Carajá e seu Embraer Brasília trazendo a equipe de apoio do EDA.

Na parte da tarde novamente a mesma sequencia de shows aéreos da parte da manha, o grande diferencial foi a passagem baixa de duas aeronaves executivas da Helisul com nível de separação bem próximas algo nunca antes visto no Musal.

A Esquadrilha Céu decolou 16:00 para se apresentar e aquecer o publico para a grande atração do evento que se apresentaria apos eles, com manobras do antigo Display do EDA que levantou e aqueceu o publico que aquele momento já via o tempo melhorar e espantar qualquer possibilidade de chuva durante o evento e deixar o caminho livre para os Fumaceiros!

As 16:40 os motores dos A-29 Super Tucanos do EDA já estavam ligados e fazendo fumaça no pátio do musal, prontos para ganhar o céu e deixar todos presentes no evento arrepiados com suas manobras que paralisam o tempo de uma forma sensacional, um diferencial nessa apresentação que estava presente um R-22 que filmava todo o Taxiamento, decolagem e apresentação da Esquadrilha uma parceria com a Helinews Aerial Footage.

Como de costume a Esquadrilha não nos decepcionou e mostrou uma apresentação de nível internacional e de pericia inestimada, ao pousarem e cumprimentarem o Coronel da BAAF, Aconteceu a distribuição de calendários oficiais do EDA com direito a Autógrafos e fotos com os pilotos que para as crianças presentes eram Super-heróis.

E assim terminou o Musal Air Show um evento que fez a comemoração do dia do Aviador e da Forca aérea brasileira valer a pena !